quinta-feira, 4 de maio de 2017

É por isso que os gatos gritam tanto durante o acasalamento. Olha como é

“Que gritaria é aquela que os gatos fazem quando estão acasalando? Por que gritam tanto? Sabrina Maia

“Porque os gatos quando estão ‘namorando’ fazem um escândalo assustador durante a noite?” Adalto Carolino

Pois é Sabrina e Adalto, quem já esteve perto de um casal de gatos em cópula sabe a gritaria que eles fazem! Os miados começam logo que a gata entra no cio. Nessa época, para chamar atenção dos machos, elas começam a emitir um miado característico e ele, muitas vezes responde com um miado e assim começa a corte.

Mas a gritaria é mesmo evidente durante a cópula que geralmente é muito dolorida para as fêmeas. Poucas pessoas sabem, mas os machos que não foram castrados possuem o órgão genital espinhoso. Isso mesmo, os gatos machos tem o órgão genital cheio de pequenos espinhos queratinizados. A função dos tais espinhos não parece muito clara, mas alguns especialistas acreditam que servem para estimular a ovulação, pois as gatas só ovulam após excitação genital. Assim, os espinhos desempenham um papel importante na garantia da fecundação. Outra teoria é que eles também servem para evitar que o órgão genital dos machos deslize para fora durante o ato

Quando o macho é castrado cedo, os espinhos não se desenvolvem ou reduzem muito a ponto de não serem perceptíveis. Isso tem uma explicação: os espinhos penianos se formam em resposta a um estímulo hormonal. Uma vez castrado, os níveis hormonais do macho caem tanto que não podem mais atuar no desenvolvimento dos espinhos.

A primeira imagem mostra o órgão genital de um gato macho que não foi castrado e a segunda mostra o de um gato que foi castrado e por isso não apresenta os espinhos.

Mais um detalhe do órgão genital espinhoso!
gato dissecado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário